A escala bebop foi criada do jazz bebop. É um dos recursos mais usados no jazz, que também, pode ser utilizado em qualquer estilo de música.
Quando surgiu o Jazz Bebop
O Jazz Bebop surgiu na década de 40, com o saxofonista Charlie Parker. Muitos músicos daquela década foram responsáveis por levar o Jazz Bebop para o mundo, dentre eles, o trompetista Dizzy Gillespie.
Por causa da harmonia complexa, o estilo não era considerado o ideal para dançar ou cantar, era apenas um movimento onde havia improvisação virtuosa.
O Jazz Bebop foi diferente das músicas populares, pois detém difíceis seguimentos de colcheias. Esse movimento era mais veloz e usava a quinta aumentada.
Após um período, por estarem utilizando muito dessas variações, criaram a Escala Bebop.
O movimento Bebop transformou o conceito de acompanhamento musical. A bateria se preocupou menos com o bumbo e passou a usar mais o chimbal e o condução. O contrabaixo era responsável por marcar a cadência harmônica e tocar semínimas, praticamente do início ao fim.
Entretanto, um pianista não tinha a obrigação de marcar o pulso rítmico ou tocar a fundamental com a mão esquerda.
Escala bebop dominante
Já que você conheceu mais sobre Bebop, provavelmente percebeu que há bastante cromatismo. Como exemplo, um cromatismo do Jazz Bebop foi o uso da 7ª maior no modo mixolídio.
Isto significa que os músicos Bebop acresceram uma nota no modo mixolídio, assim, criando uma escala com 8 notas, conhecida como escala bebop dominante.
Confira abaixo a escala de G Bebop Dominante, comparada com a G mixolídio:
- Notas da escala de G mixolídio: G, A, B, C, D, E, F
- Notas da escala de G bebop dominante: G, A, B, C, D, E, F, F#
Como se pode perceber, o cromatismo ocorre entre F, F# e G
É preciso que você tenha atenção para não haver repouso sobre F#, pois não é pertencente a escala diatônica. Ou seja, deve ser usada como nota de passagem, somente.
As escalas de 8 notas cabem num compasso 4 por 4, quando é tocado 1 nota por colcheia. Por isso, a nota de passagem dura o mesmo tempo que as outras notas da escala.
Escala bebop maior
A escala Bebop maior, foi criada para ser usada sobre os acordes maiores. Assim como a escala bebop dominante, possui 8 notas. Porém, a modificação foi feita no 5º grau.
Analise a escala de Dó maior com a escala de Dó bobop maior, abaixo:
- Escala de Dó maior: C, D, E, F, G, A, B
- Escala de Dó Bebop maior: C, D, E, F, G, G#, A, B
Muitos músicos famosos entoavam a escala Bebop com maestria. Dentre eles, é possível citar:
- Charlie Parker;
- Dizzy Gillespie
- Bud Powell;
- Oscar Pettiford;
- Duke Jordan;
- Miles Davis;
- Tommy Potter;
- Max Roach
- Al Haig; e
- Thelonious Monk
Para que você possa se familiarizar com a Escala Bebop, pesquise e ouça músicas e improvisações realizadas por esses músicos. No Youtube há diversos áudios, alguns com vídeos, de apresentações feitas.
O post Como Fazer a Escala Bebop? foi publicado primeiro em Avançando na Música | Estudo Musical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário