AULAS DE VIOLÃO PROFISSIONAL AQUI

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Acordes Com Nona: O Que é e Como Formar?

Você sabia que existem outros tipos de acordes além dos básicos? É possível acrescentar outras notas, que sejam do mesmo campo harmônico da fundamental, nos acordes simples. Hoje você vai aprender o que são e como tocar os acordes com nona.

Sem dúvidas, os estudos são essenciais para o aprimoramento das suas técnicas musicais e, toda teoria deve ser colocada em prática. Para você que deseja se aperfeiçoar ainda mais no seu instrumento, talvez, realizar um Curso de Teclado Online seja a melhor solução.

Caso você esteja um pouco confuso(a) quanto as notas de extensão, relembre abaixo, como são formados os acordes para teclado:

Um acorde é formado pela junção de 3 notas, chamado de tríade, ou, de 4 notas, conhecido como tétrade.
As notas usadas para a formação de acordes, devem obedecer a um padrão, seja ele do campo harmônico maior ou do campo harmônico menor.

Veja abaixo, rapidamente, como são formadas as tríades e as tétrades musicais:

Tríade

Formadas por três notas, as tríades são os primeiros acordes que os músicos aprendem a tocar. São compostas pela 1ª, 3ª e a 5ª da fundamental.

Exemplo: O acorde de C (Dó) é formado pelas notas: C (fundamental) + E (Mi) (terça maior ou menor) + G (Sol) (quinta justa, aumentada ou diminuta).

A informação citada acima nos mostra um acorde formado por 3 notas (C + E + G), ou seja, uma tríade.

Tétrade

Como já mencionado, a tétrade é formada por 4 notas. Entretanto, deve-se tomar cuidado ao adicionar a 4ª nota no acorde, pois, na tétrade, só é admitida acrescentar a 7ª nota da fundamental.

São compostas pela 1ª, 3ª, 5ª e a 7ª da fundamental. Vamos usar o próprio acorde de C (Dó) para facilitar o entendimento.

A 7ª nota da escala de C é B (Si). Portanto, a tétrade de Dó é formada pelas notas: C + E + G + B.
Agora que você já domina todo o assunto sobre a formação de acordes, veja abaixo um estudo sobre os acordes com nona.

O que são e como são formados os acordes com nona?

Os acordes com nona são usados com o intuito de trazer uma nova harmonização para determinados trechos de música. Os acordes com 9ª também transmitem novas sensações para os ouvintes, que é um dos assuntos tratados na harmonia funcional.

Existem 4 tipos de variações ao acrescentar notas aos acordes. É possível adicionar a 7ª, 9ª, 11ª ou a 13ª nota da fundamental do acorde.

Como já tratado, a 7ª é a nota de extensão de acorde. Porém, a 9ª, 11ª e a 13ª são consideradas notas de tensão.

Neste artigo, a ênfase vai ser dada ao acorde com nona.

Um acorde com 9a é formado pela tríade, acrescida da 9ª nota do campo harmônico da fundamental. É fundamental que você conheça as escalas musicais para que você consiga tocar os acordes com nona, facilmente.

Vamos utilizar, novamente, o Dó para explicar. Abaixo você verá qual é o campo harmónico maior de Dó:

1ª = C
2ª = D
3ª = E
4ª = F
5ª = G
6ª = A
7ª = B
8ª = C
9ª = D
10ª = E
11ª = F
12ª = G
13ª = A
14ª = B

Visualmente, ficou claro que a 9ª é o Ré. Para a formação do acorde de C9 (Dó com nona), é necessário que acrescente o Ré.

Portanto, C9 é formado por: C, E, G e D.

Se você está se perguntando: “será que vou ter que contar 9 notas até descobrir qual é a certa?”, fique calmo. Pois, há repetição de notas nos campos harmônicos.

Perceba que a 9ª é a mesma que a 2ª, ou seja, a nona sempre será a nota seguinte da fundamental.
Isso também funciona para as outras notas de tensão… A 11ª equivale a 4ª e, a 13ª é a mesma que a 6ª.

Para que você amplifique seu conhecimento musical, é necessário que busque um Curso de Teclado Online. E, certamente, o Curso Harmonia de Gigante é um dos melhores no cenário musical, atualmente.

Espero que tenha aprendido ainda mais, a respeito dos acordes com nona. Acompanhe os demais posts sobre teoria musical e teclado.

O post Acordes Com Nona: O Que é e Como Formar? foi publicado primeiro em Avançando na Música | Estudo Musical.