AULAS DE VIOLÃO PROFISSIONAL AQUI

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Ouvido Absoluto: O Que é e Como Saber Se Tenho?

Oi, tudo bem? Desejo um dia incrível para você! Hoje vamos falar de um assunto muito interessante no meio musical… O que é Ouvido Absoluto? Como saber se tenho Ouvido Absoluto? É possível treinar o ouvido para alcançar a capacidade de falar notas musicais que são tocadas sem olhar e sem nenhuma referência?

Alguns músicos que possuem o ouvido absoluto são capazes que escutar algum som ou nota musical e dizer qual é a nota que foi tocada ou reproduzida, sem ter referência nenhuma.

Essa capacidade, classifica algumas pessoas como tendo o ouvido absoluto.

Mas, como saber se tenho o ouvido absoluto? É possível treinar essa técnica? O que é isso afinal?

Vou te responder essas três perguntas agora!

O que é Ouvido Absoluto?

Representação sobre o que é ouvido absoluto

Esse fenômeno que acontece com várias pessoas é mais voltado para um dom do que uma técnica musical. O Ouvido absoluto é o nome que se dá a pessoa que consegue dizer qual a nota musical que um som emitiu acusticamente, sem ter referência nenhuma.

Há pessoas que conseguem até cantar algumas notas em qualquer tom que lhe é pedido sem escutar nada anteriormente.

Essa pessoa também classifica o som pela altura que atinge, se é mais agudo ou mais grave mesmo que a diferença do som ou da nota musical seja pequena.

Existem algumas classificações dentro desse tema.

Ouvido absoluto passivo

A pessoa é capaz de identificar tonalidades de músicas e notas musicais que escuta mas não é capaz de reproduzir um som sem uma referência prévia.

Ouvido absoluto ativo

Consegue identificar tonalidades, notas musicais e solfejar ou cantar notas sem ter escutado uma referência.

Ouvido absoluto fino ou muito fino

Compreende todas as capacidades anteriores além de identificar desafinações muito pequenas que não são percebidas de forma comum e que são bem menores que a distância de um semitom.

Como saber se tenho ouvido absoluto?

Como saber se tenho ouvido absoluto

Para saber se você tem um ouvido absoluto, primeiramente peça para alguém tocar alguma nota num teclado, não olhe e tente dizer que nota foi tocada. Peça para que repita a nota algumas vezes, pois será a primeira vez que você está testando isso.

Se não conseguir peça que toque uma nota de referência, sendo a nota do tom de uma escala em que a nota que você precisa “adivinhar” esteja contida.

No último caso, peça para que a pessoa diga o tom, toque o tom e aí sim toque a nota que você precisa dizer.

Se você não conseguiu em nenhuma das alternativas e você não é músico e nem pensa em ser, não se preocupe, não há nada de errado ou ruim nisso.

Agora, se você é músico e não conseguiu em nenhuma das 3 opções, não se desespere, mas separe um tempo para treinar seu ouvido.

É possível sim, ter um ouvido treinado e bem trabalhado para falar notas que são tocadas.

Como treinar o ouvido para tocar músicas?

Como treinar o ouvido na música

Existem alguns estudos e treinamentos práticos que você pode fazer para melhorar a sensibilidade e a percepção musical quanto ao ouvido mas, é praticamente impossível sair do zero para alcançar um ouvido absoluto.

Mesmo assim, você poderá tirar música de ouvido, tocar qualquer música na hora sem uma cifra ou partitura se você estudar e praticar.

Leva tempo e dedicação, mas é possível!

Estude campo harmônico

Pegue algumas tabelas do Campo Harmônico Maior e do Campo Harmônico Menor e estude bastante todos os graus e acordes que estão contidos neles.

Priorize inicialmente, estudar e tocar o primeiro, quarto e quinto graus do campo harmônico.

Aprofunde seu conhecimento com a matéria musical de Harmonia Funcional para entender todos os sentimentos e sensações que sequência de acordes causam na gente.

Pratique as escalas no seu instrumento

Estudar escalas é realmente um ponto muito importante na vida do músico. Para isso, conheça os intervalos musicais para depois estudar e praticar as escalas maiores e as escalas menores.

Você vai perceber que seu ouvido ficará cada vez mais apurado.

Tire músicas de ouvido

Com os conhecimentos de Harmonia e Escalas você terá muita facilidade em tirar músicas de ouvido.

A dica é, comece escutando e tentando tirar o contra baixo na música, escolha uma música que você goste muito, selecione um trecho simples.

Repita várias vezes até conseguir. Confira se você acertou fazendo isso para a melodia do trecho primeiro e depois os acordes que foram gerados.

Aprofunde seus conhecimentos

É sempre importante procurar aprender mais e aprofundar os conhecimentos. Somos parceiros de curso de música online onde é possível aprender ou aprimorar sua técnica a partir da sua casa.

Na guitarra: O MB Guitar Academy do Marcelo guitarrista do Angra é uma excelente opção para quem deseja aprofundar as técnicas trabalhando o conhecimento na guitarra de maneira geral inclusive a percepção e o ouvido.

No contra baixo: Para quem é do contra baixo, sempre indicamos o Escola Para Baixista, que disparado é o melhor curso de contra baixo do Brasil.

No violão: Para os amigos do violão, as técnicas mostradas nas aulas do Rafael são surpreendentes. O Aula de Violão em Casa é impressionante.

No teclado: O Curso de Teclado Online mais incrível no Brasil principalmente para quem está começando é a melhor opção para a galera das teclas.

Conclusão

Não é possível ter um ouvido absoluto, a pessoa nasce com o ouvido absoluto. Mas, você consegue treinar seu ouvido para tocar e tirar a música que quiser.

O que você precisa fazer é seguir as dicas que eu passei aqui, treinar, estudar e procurar tirar muitas músicas de ouvido.

Com o conhecimento dos campos harmônicos já é possível tocar em qualquer tom pensando nos graus, somando o aprendizado de harmonia funcional e escalas musicais você conseguirá ter um ouvido de excelência.

Ter um ouvido absoluto não importa muito quando se tem um ouvido bem treinado com um dono que gosta de estudar música bastante.

O post Ouvido Absoluto: O Que é e Como Saber Se Tenho? foi publicado primeiro em Avançando na Música.