AULAS DE VIOLÃO PROFISSIONAL AQUI

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Ouvido Absoluto: O Que é e Como Saber Se Tenho?

Oi, tudo bem? Desejo um dia incrível para você! Hoje vamos falar de um assunto muito interessante no meio musical… O que é Ouvido Absoluto? Como saber se tenho Ouvido Absoluto? É possível treinar o ouvido para alcançar a capacidade de falar notas musicais que são tocadas sem olhar e sem nenhuma referência?

Alguns músicos que possuem o ouvido absoluto são capazes que escutar algum som ou nota musical e dizer qual é a nota que foi tocada ou reproduzida, sem ter referência nenhuma.

Essa capacidade, classifica algumas pessoas como tendo o ouvido absoluto.

Mas, como saber se tenho o ouvido absoluto? É possível treinar essa técnica? O que é isso afinal?

Vou te responder essas três perguntas agora!

O que é Ouvido Absoluto?

Representação sobre o que é ouvido absoluto

Esse fenômeno que acontece com várias pessoas é mais voltado para um dom do que uma técnica musical. O Ouvido absoluto é o nome que se dá a pessoa que consegue dizer qual a nota musical que um som emitiu acusticamente, sem ter referência nenhuma.

Há pessoas que conseguem até cantar algumas notas em qualquer tom que lhe é pedido sem escutar nada anteriormente.

Essa pessoa também classifica o som pela altura que atinge, se é mais agudo ou mais grave mesmo que a diferença do som ou da nota musical seja pequena.

Existem algumas classificações dentro desse tema.

Ouvido absoluto passivo

A pessoa é capaz de identificar tonalidades de músicas e notas musicais que escuta mas não é capaz de reproduzir um som sem uma referência prévia.

Ouvido absoluto ativo

Consegue identificar tonalidades, notas musicais e solfejar ou cantar notas sem ter escutado uma referência.

Ouvido absoluto fino ou muito fino

Compreende todas as capacidades anteriores além de identificar desafinações muito pequenas que não são percebidas de forma comum e que são bem menores que a distância de um semitom.

Como saber se tenho ouvido absoluto?

Como saber se tenho ouvido absoluto

Para saber se você tem um ouvido absoluto, primeiramente peça para alguém tocar alguma nota num teclado, não olhe e tente dizer que nota foi tocada. Peça para que repita a nota algumas vezes, pois será a primeira vez que você está testando isso.

Se não conseguir peça que toque uma nota de referência, sendo a nota do tom de uma escala em que a nota que você precisa “adivinhar” esteja contida.

No último caso, peça para que a pessoa diga o tom, toque o tom e aí sim toque a nota que você precisa dizer.

Se você não conseguiu em nenhuma das alternativas e você não é músico e nem pensa em ser, não se preocupe, não há nada de errado ou ruim nisso.

Agora, se você é músico e não conseguiu em nenhuma das 3 opções, não se desespere, mas separe um tempo para treinar seu ouvido.

É possível sim, ter um ouvido treinado e bem trabalhado para falar notas que são tocadas.

Como treinar o ouvido para tocar músicas?

Como treinar o ouvido na música

Existem alguns estudos e treinamentos práticos que você pode fazer para melhorar a sensibilidade e a percepção musical quanto ao ouvido mas, é praticamente impossível sair do zero para alcançar um ouvido absoluto.

Mesmo assim, você poderá tirar música de ouvido, tocar qualquer música na hora sem uma cifra ou partitura se você estudar e praticar.

Leva tempo e dedicação, mas é possível!

Estude campo harmônico

Pegue algumas tabelas do Campo Harmônico Maior e do Campo Harmônico Menor e estude bastante todos os graus e acordes que estão contidos neles.

Priorize inicialmente, estudar e tocar o primeiro, quarto e quinto graus do campo harmônico.

Aprofunde seu conhecimento com a matéria musical de Harmonia Funcional para entender todos os sentimentos e sensações que sequência de acordes causam na gente.

Pratique as escalas no seu instrumento

Estudar escalas é realmente um ponto muito importante na vida do músico. Para isso, conheça os intervalos musicais para depois estudar e praticar as escalas maiores e as escalas menores.

Você vai perceber que seu ouvido ficará cada vez mais apurado.

Tire músicas de ouvido

Com os conhecimentos de Harmonia e Escalas você terá muita facilidade em tirar músicas de ouvido.

A dica é, comece escutando e tentando tirar o contra baixo na música, escolha uma música que você goste muito, selecione um trecho simples.

Repita várias vezes até conseguir. Confira se você acertou fazendo isso para a melodia do trecho primeiro e depois os acordes que foram gerados.

Aprofunde seus conhecimentos

É sempre importante procurar aprender mais e aprofundar os conhecimentos. Somos parceiros de curso de música online onde é possível aprender ou aprimorar sua técnica a partir da sua casa.

Na guitarra: O MB Guitar Academy do Marcelo guitarrista do Angra é uma excelente opção para quem deseja aprofundar as técnicas trabalhando o conhecimento na guitarra de maneira geral inclusive a percepção e o ouvido.

No contra baixo: Para quem é do contra baixo, sempre indicamos o Escola Para Baixista, que disparado é o melhor curso de contra baixo do Brasil.

No violão: Para os amigos do violão, as técnicas mostradas nas aulas do Rafael são surpreendentes. O Aula de Violão em Casa é impressionante.

No teclado: O Curso de Teclado Online mais incrível no Brasil principalmente para quem está começando é a melhor opção para a galera das teclas.

Conclusão

Não é possível ter um ouvido absoluto, a pessoa nasce com o ouvido absoluto. Mas, você consegue treinar seu ouvido para tocar e tirar a música que quiser.

O que você precisa fazer é seguir as dicas que eu passei aqui, treinar, estudar e procurar tirar muitas músicas de ouvido.

Com o conhecimento dos campos harmônicos já é possível tocar em qualquer tom pensando nos graus, somando o aprendizado de harmonia funcional e escalas musicais você conseguirá ter um ouvido de excelência.

Ter um ouvido absoluto não importa muito quando se tem um ouvido bem treinado com um dono que gosta de estudar música bastante.

O post Ouvido Absoluto: O Que é e Como Saber Se Tenho? foi publicado primeiro em Avançando na Música.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Campo Harmônico Maior: Como Aprender de Vez Esta Completa Estrutura de Acordes

Fala comigo músico! Interessado em aprender de vez como montar o Campo Harmônico Maior com todos os seus acordes bem estruturados e poder tocar qualquer música apenas pensando nos graus do Campo Harmônico?

Sou Vinícius, tecladista a mais de 16 anos e tenho um compromisso de ajudar o máximo de músicos possível com informações sobre teoria musical, exercícios de dedilhado e aplicações de técnicas para você tocar seu instrumento musical cada vez melhor.

Vou te mostrar e ensinar a montar o Campo Harmônico Maior completo em 12 tonalidades.

Você vai aprender da mesma forma como ensinei a muitos alunos meus, aplicando a fórmula do campo harmônico maior direto nas escalas maiores naturais.

Então vem comigo!

O que é campo harmônico maior?

O que é o campo harmônico maior

Basicamente o campo harmônico maior é o conjunto de acordes formado a partir da escala maior natural. Como temos 12 escalas musicais maiores naturais conseguimos gerar 12 campos harmônicos a partir dessas escalas.

Quando você adquiri esse conhecimento, estará mais perto de tirar e tocar músicas de ouvido além de ampliar seu alcance musical.

Você vai aprender a tocar pensando nos graus do campo harmônico e vai conseguir tirar músicas de ouvido sem precisar ter um instrumento em mãos.

Mas para isso é preciso estudar muito!

Os benefícios de aprender a montar sua estrutura de acordes do campo harmônico são muitos e você vai perceber isso no decorrer da sua caminhada musical.

Imagine…

  • O cantor entrar na música em outro Tom e você rapidamente transpor todos os acordes em poucos segundos.
  • Tirar uma música completa de ouvido de forma rápida.
  • Conhecer aquilo que a base da Harmonia na música.
  • Abrir as portas para a Rearmonização.

Acredito que você está ansioso para aprender.

Como formar todos os campos harmônicos maiores?

É muito simples, vamos começar listando todas as escalas maiores e aplicando a fórmula do campo harmônico maior.

Você vai notar como é fácil montar essa estrutura.

A ideia é escrever a escala maior natural do acorde que queremos montar e depois aplicar esta escala diretamente na fórmula do campo harmônico maior.

Fórmula

Na imagem abaixo você vai aprender a fórmula do campo harmônico em graus, do primeiro ao sétimo.

Veja a imagem abaixo:

Fórmula do campo harmônico maior

Como eu disse anteriormente você deve analisar essa fórmula olhando os graus do campo harmônico.

Vemos na imagem acima os seguintes graus:

Primeiro grau maior (Tônica);

Segundo grau menor;

Terceiro grau menor;

Quarto grau maior (Subdominante);

Quinto grau maior (Dominante);

Sexto grau menor;

Sétimo grau meio diminuto.

Como aprender a formar o campo harmônico maior através das escalas maiores naturais

Observe atentamente os seguintes passos para que você aprenda de uma vez a montar todos os campos harmônicos a partir de qualquer escala maior.

Vamos pegar como exemplo a escala de Sol maior.

Abaixo você vê a escala de sol maior:

Desenho da escala de sol maior

Agora veja na próxima imagem a aplicação da fórmula nessa escala.

Aplicando a fórmula do campo harmônico em sol maior

Agora vamos ver como fica o resultado dessa aplicação e conhecer o campo harmônico de sol maior em definitivo.

Campo Harmônico de Sol maior

Note que acrescentamos a função menor para montar os acordes menores que estão no IIº, IIIº e IVº graus.

Além disso, acrescentamos um meio diminuto no sétimo grau.

A tônica, a subdominante e a dominante ficam inalteradas.

Com isso, montamos todos os acordes do campo harmônico de sol maior. Muito fácil não é mesmo?

Se você tiver dificuldades para montar por não conhecer as escalas musicais, neste caso as escalas maiores, sugiro ler sobre as escalas menores e também a como estudar as escalas maiores clicando nestes links.

Esses são os passos principais:

  • Conhecer as escalas maiores;
  • Conhecer a fórmula do CHM;
  • Saber aplicar e formar os acordes.

Vamos conhecer então todos os campos harmônicos de forma completa

Aproveite todos esses campos harmônicos para salvar as imagens e compartilhar este post com seus amigos de banda.

Mas, estimulo você a aprender a montar todos os campos harmônicos aplicando a fórmula nas escalas maiores.

Campo harmônico de Dó maior (C)

Campo Harmônico de Dó Maior

Campo harmônico de Dó sustenido maior (C#)

Campo Harmônico de Dó Sustenido

Campo harmônico de Ré maior (D)

Campo Harmônico de Ré Maior

Campo harmônico de Mi bemol maior (Eb)

Campo Harmônico de Mi bemol maior

Campo harmônico de Mi maior (E)

Campo Harmônico de Mi maior

Campo harmônico de Fá maior (F)

Campo Harmônico de Fá maior

Campo harmônico de Fá sustenido maior (F#)

Campo harmônico de Sol maior (G)

Campo Harmônico de Sol maior

Campo harmônico de Lá bemol maior (Ab)

Campo Harmônico de Lá bemol maior

Campo harmônico de Lá maior (A)

Campo Harmônico de Lá maior

Campo harmônico de Si bemol maior (Bb)

Campo Harmônico de Si bemol maior

Campo harmônico de Si maior (B)

Campo Harmônico de Si maior

Tabela do campo harmônico maior completa para imprimir

Agora que você já aprendeu a montar todos os campos harmônicos maiores, tônica por tônica, vou deixar uma tabela completa com todos as 12 tonalidades aqui para você.

Para imprimir clique na imagem e salve em seu dispositivo ou computador, depois imprima.

Tabela do campo harmônico maior completo para imprimir

Os principais benefícios de aprender os campos harmônicos

Existem diversos benefícios para o aluno que aprende a trabalhar com os campos harmônicos mais especificamente que aprende a ler as cifras pensando nos graus.

Os principais benefícios são:

  • Melhora o nível de conhecimento musical;
  • Deixa seu ouvido mais apurado;
  • Capacidade de transpor e modular em uma música a qualquer momento;
  • Facilidade em tirar músicas de ouvido;
  • E abre suas possibilidades para entender harmonia funcional.

Dica para treinar o campo harmônico nas cifras

Chegamos na fase agora, onde você vai aprender a tocar suas músicas pensando nos graus do campo harmônico maior. Vamos treinar baseado numa cifra que eu vou simular aqui.

O que você pode fazer para aprender é identificar o tom central da música, reconhecer o campo harmônico e substituir pelos graus correspondentes.

Identificando o tom central de uma música

Você sabia que o acorde que tocamos logo no começo da música pode não ser o que determina o Tom central dela?

Para identificar o tom central nas cifras, principalmente, é necessário olhar ela num todo.

Pegue a cifra e compare todos os acordes presentes com a tabela do campo harmônico maior.

Dessa forma você conseguirá definir qual o CHM correspondente para cada cifra.

Uma música pode começar no acorde de G e estar no Tom de D.

Substituindo com os graus certos

Agora para aprender a substituir os acordes de uma cifra por seu grau no CHM siga os passos abaixo.

Nessa imagem, eu simulei uma cifra na tonalidade de D.

Simulação de Cifra em Ré Maior

Seguindo a dica que estamos aprendendo aqui, você deve comparar estes acordes com a tabela do CHM.

Depois de verificar todas as alternativas você vai chegar a conclusão que estamos na tonalidade de D maior.

Então, o seu CHM está na imagem abaixo:

Campo Harmônico de Ré na Fórmula

Agora o próximo passo é substituir a cifra pelo os graus do CHM de Ré maior.

Vamos ter o seguinte conjunto de graus baseados nos acordes da cifra:

Graus substituindo as cifras

Pronto terminamos de substituir todos os acordes da nossa cifra simulada pelo graus do CHM.

O benefício principal de saber isso é que agora você poderá tocar essa cifra simulada em qualquer tom somente olhando os graus.

Conclusão

Espero que tenha aproveitando as informações que você viu aqui hoje. Agora você é capaz de tocar qualquer música em qualquer tom pensando nela, com os graus do campo harmônico maior.

Aproveito para sugerir a você a leitura do estudo completo dos campos harmônicos menores, incluindo o Natural, o Menor Harmônico e o Menor Melódico.

Você também poderá baixar as 3 tabelas.

Como base desse estudo é importante você conhecer as escalas musicais, pois são a base para muitos estudos em teoria musical e harmonia.

Nosso estudo sobre o campo harmônico maior termina por aqui, mas a área para comentários para você tirar suas dúvidas está aberta. Abraço e até a próxima!

O post Campo Harmônico Maior: Como Aprender de Vez Esta Completa Estrutura de Acordes foi publicado primeiro em Avançando na Música.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Curso de Canto Online: O Melhor e Mais Completo de 2019 Funciona Muito Bem

Sim! Depois de conversar com alunos, ver seus depoimentos sobre o aprendizado de técnicas vocais para aprender a cantar, achamos o melhor Curso de Canto Online para estudar hoje. O mais completo e que realmente funciona na internet.

Aqui é o do site Avançando Na Música, me chamo Vinícius sou tecladista a mais de 16 anos e o que venho acompanhando um forte interesse em alunos de canto e de outros instrumentos musicais em estudar através de cursos online.

Para quem quer aprender a cantar não é diferente, como nosso site tem por objetivo ajudar músicos com dicas e exercícios gratuitos, também indicamos cursos online para quem deseja fazer aula de canto pela internet.

Então, procuramos informações com os próprios alunos de um curso de canto online.

Com isso, conseguimos obter informações sobre a qualidade dos cursos de canto online, o preço, a foram de pagamento e o tempo de curso.

Qual o melhor curso de canto online completo e que funciona?

O melhor curso de canto online e completo

Chegamos a conclusão que o Curso de Canto Online – Os Pilares do Canto do professor Márcio Markkx é o que melhor, mais completo e que atende ao principal item da nossa lista de verificação de qualidade:

Custo e Benefício.

O curso do Márcio possui técnicas avançadas de canto, plataforma em vídeos, acesso ilimitado e vitalício, pagamento único e sem mensalidades e o que é melhor: suporte com o professor para dúvidas e dificuldades.

O curso de canto online do Márcio Markkx é totalmente online e possui a seguinte estrutura:

  • 12 Módulos;
  • Aula com fonoaudióloga;
  • Aula de Coaching Artístico e Financeiro;
  • Aula sobre Vocal Rock;
  • Empreendedorismo Musical;
  • Harmonia Funcional;
  • Grupo secreto para alunos no Facebook;
  • CERTIFICADO DE CONCLUSÃO.

É um completo curso de canto online com certificado.

O custo (Investimento)

O custo para fazer o curso de canto online os pilares do canto é de R$297,00 podendo ser parcelado em até 12X no cartão.

O que é mais interessante é que você pode aprender a cantar num curso em que o pagamento é único, não existe mensalidade.

O curso é muito seguro e disponibiliza um tempo para você ver que fez a escolha correta. Se não gostar seu investimento é devolvido.

Risco zero.

Tempo de curso

Você não vai precisar se preocupar com o tempo do curso porque poderá fazer seu próprio horário. Você poderá escolher os dias da semana e os vídeos que quiser assistir.

A plataforma é sua, faça seu horário e estude quando puder.

O curso de canto online do Márcio é Vitalício e completo. Você vai fazer suas aulas de canto online de acordo com sua disponibilidade na sua casa e no seu computador, tablet ou celular.

Aprender a cantar online é uma boa ideia?

Aprender a cantar online é bom

O que você precisa escolher e entender é que num curso presencial você pagará uma mensalidade por muito tempo para estudar canto, terá como benefício a presença do professor na sua frente.

Mas se você não tem tempo para frequentar um curso nessa modalidade, com certeza precisa fazer um curso de canto online.

As vantagens são muitas:

  • Economia;
  • Preço;
  • Facilidade de acesso;
  • Vitalício;
  • Suporte para dúvidas;
  • Flexibilidade com horários.

O melhor treinamento de canto online do Brasil

O melhor treinamento de canto online do Brasil

Sim, o Pilares do Canto é o melhor curso e treinamento de canto online do Brasil por causa da qualidade e profissionalismo que o Márcio leva a seus alunos.

E sua oportunidade está bem perto, para você conhecer melhor o curso de canto online que apresentamos hoje aqui, ver vídeos de depoimentos dos alunos, ver as formas de pagamento acesse o link abaixo:

>>> ACESSAR AQUI O SITE OFICIAL DO CURSO <<<

Comprando o treinamento para fazer as aulas de canto online você já começa a estudar assim que o pagamento for confirmado.

Você receberá um e-mail com o acesso e um login para criar uma senha única.

O pagamento é feito através da plataforma Hotmart que hospeda o curso e faz a intermediação entre a parte financeira do aluno e do professor. Se trata de uma dos mais importantes sites do Brasil para quem faz pagamentos para cursos online.

Você será a partir de hoje bombardeado com o melhor curso de canto online do Brasil. Se tiver alguma dúvida pode deixar nos comentários que a gente responde e ajuda.

O post Curso de Canto Online: O Melhor e Mais Completo de 2019 Funciona Muito Bem foi publicado primeiro em Avançando na Música.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Escala de Mi Maior (E): Como fazer e tocar mais uma escala musical

Prezado músico, tudo bem? Preparado para mais uma aula da nossa série das escalas maiores naturais? Espero que sim! Hoje vamos conhecer a escala de mi maior natural que possui a cifra de letra E. 

Apostila de escalas para teclado e piano

As escalas musicais tem enorme importância no estudo de teoria musical, costumo dizer que o estudo das escalas é talvez o mais próximo da prática.

Não tem como estudar escala musical e não pegar no instrumento para tocar e estudar os dedilhados.

Por isso, pretendo ajudar os alunos de qualquer instrumento musical a aprender a fazer as escalas e hoje, estudaremos a escala de mi maior natural.

Como fazer a escala de mi maior natural?

A escala de mi maior

Como toda a escala maior natural a escala de mi maior segue a mesma sequência e fórmula dentro de intervalos previamente definidos.

Vou deixar mais claro pra você, caso esteja lendo pela primeira vez um artigo desta série.

Existe uma fórmula para montar a escala de mi maior que é a mesma para todas as outras 11 escalas maiores naturais.

Esta sequência de notas é construída de acordo com um intervalo entre notas musicais.

Intervalos musicais

Um intervalo é a medida da distância entre duas notas. o que você deve ter em mente é que as distância entre as notas musicais possuem um nome.

Vamos aprender mais um pouco antes de continuar nosso estudo.

Intervalo de meio tom (Semitom)

O intervalo de meio tom é a menor distância entre duas notas, o Dó e o Dó sustenido tem uma distância de meio tom (ST) ou (1/2T).

Intervalo de 1 tom

O intervalo de 1 tom é a distância da soma de dois semitons, por exemplo, o Dó e o Ré possuem um intervalo de 1 tom pois existe 1/2 tom de distância entre o Dó e o Dó sustenido e mais 1/2 tom entre o Dó sustenido e o Ré.

A fórmula para montar as escalas maiores naturais

Agora que você já entendeu o conceito de intervalo, com certeza vai ficar fácil visualizar e entender a sequência que nos permite montar as escalas maiores naturais.

Eis a fórmula:  T T ST T T T ST

Você pode achar meio confuso mais vou mostrar para você como fica a escala de mi maior formada a partir do padrão de intervalos acima.

Olhe a imagem abaixo:

Os intervalos e formação da escala de mi maior

Você montará esta escala seguindo seguinte passo a passo:

Intervalos da escala maior

  • 1ª nota para 2ª nota: Intervalo de 1 Tom
  • 2ª nota para 3ª nota: Intervalo de 1 Tom.
  • 3ª nota para 4ª nota: Intervalo de Semitom.
  • 4ª nota para 5ª nota: Intervalo de 1 Tom.
  • 5ª nota para 6ª nota: Intervalo de 1 Tom.
  • 6ª nota para 7ª nota: Intervalo de 1 Tom.
  • 7ª nota para 8ª nota: Intervalo de Semitom.

Quantos sustenidos tem a escala de mi maior?

Aproveitando a estrutura e o desenho da escala que já aprendemos fica bem fácil notar que esta escala musical possui 4 sustenidos na sua armadura.

As notas musicais com sustenidos para a nossa escala de hoje são:

  • Fá sustenido;
  • Sol sustenido;
  • Dó sustenido;
  • Ré sustenido.

Qual o desenho da escala de Mi no teclado?

Escala de Mi Maior no teclado

Para você ter uma visão mais clara da formação da escala de mi maior no teclado veja o desenho acima. Sugiro a você ler os artigos que falam da formação das outras escalas maiores naturais que aprendemos até agora.

Estamos seguindo a sequência em ciclos de quintas para facilitar o aprendizado.

Estudar as escalas musicais em ciclo de quintas é a forma mais fácil de visualizar a adição de um sustenido na armadura de cada escala a cada quinta de distância.

Por exemplo, começamos pela escala de Dó porque não acidente na sua armadura, depois estudamos a escala de sol maior, onde aprendemos que possui 1 sustenido.

A terceira escala que vimos foi a escala de Ré maior e a mais recente havia sido a escala de Lá maior natural com 3 sustenidos na armadura.

Para aprender mais sobre armadura e partitura leia o artigo que escrevi sobre como ler partituras.

Conheça o dedilhado de cada escala maior e menor natural

Você sabia que várias escalas musicais possuem dedilhados diferentes? Uma mesma escala pode ter um dedilhado diferente entre a mão esquerda e a direita.

A sugestão do site Avançando Na Música é o manual para tecladistas a Forma Correta de Estudar as Escalas Naturais e você pode conhecer clicando aqui neste link em azul.

E lembre-se use sempre um metrônomo para fazer os dedilhados, seja qual for o instrumento musical ou exercício.

Fechamos aqui nosso estudo da escala de Mi maior e espero que tenha sido muito produtivo para você. Aproveite para ler mais sobre o assuntos das escalas musicais nos nossos outros artigos aqui no site. Abraço!

O post Escala de Mi Maior (E): Como fazer e tocar mais uma escala musical foi publicado primeiro em Avançando na Música.